Este é um espaço criado para a implantação do Projeto “Acessa IFPI” no Campus de Picos, nos moldes do projeto implantado no campus de Piripiri, com o intuito de buscar múltiplas possibilidades de aprendizagem aos nossos alunos através da divulgação de temas pertinentes à área de administração, servindo como instrumento de estudo e pesquisa, assim como para a divulgação das produções dos alunos e sua disseminação para a sociedade.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Visita Técnica ao Ministério do Trabalho–Picos-PI

 

 

Visita técnica ao Ministério do Trabalho, no dia 21.09.2011, no centro comercial de Picos, realizada com sucesso.

Nos deslocamos às 15:30 horas para a Agência do Ministério do Trabalho em Picos, onde fomos recebidos pelo Servidor Gregório Bispo.

Os alunos do II Módulo do Técnico em Administração (tarde) tiveram a oportunidade de receber informações sobre o Ministério do Trabalho, atribuições e atividades na cidade e microrregião, associando aos conhecimentos adquiridos em sala de aula nas disciplinas Legislação Trabalhista (Prof. Marx Rodrigues de Moura) e Rotinas Trabalhistas (Ivana Herta).

Os alunos aproveitram para fazer perguntas relacionadas ao conteúdo estudado. O retorno ao campus aconteceu às 17:30 horas.

Agradecimentos à coordenação, Prof. Tiago Bomfim, e ao Gilson, motorista do microônibus.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A promoção de vendas como estímulo às sensações

A execução de uma promoção de vendas provoca a ação de estímulo-resposta entre produto/marca e o consumidor. A promoção funciona como o estímulo e a resposta se dá por meio da sensação. Para LIMEIRA, V. M. TÂNIA (2009) “sensação é a imediata resposta dos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) aos estímulos do ambiente. É o processo sensorial consciente, correlacionado com um processo fisiológico e que proporciona ao indivíduo o conhecimento do mundo externo.”



"Cabine dos sentidos Lacta". Ação de degustação no pdv. Fonte da imagem: Tottal Mkt
Um exemplo clássico é a pipoca em cinema. O aroma do produto funciona como um forte estímulo que, combinado ao ambiente, torna-se praticamente irresistível. O cérebro, a partir do estímulo recebido, aciona o mecanismo de desejo que impulsiona a necessidade de saciá-lo.
Além disso, uma promoção bem realizada cria o envolvimento positivo do consumidor com a marca e, quanto maior o envolvimento, maior a probabilidade de tempo e esforço que o mesmo investirá no produto. A marca Apple dedica-se a possibilitar envolvimento em suas stores, de modo que as pessoas possam experimentar todas as funcionabilidades dos produtos.

Brahma lança lata que se transforma em copo

Novo produto, batizado como "Brahma Copaço", tem sistema de abertura total da tampa

Cris Simon - EXAME.com

São Paulo - A Brahma encerrará no próximo sábado o sigilo que vinha fazendo em torno de sua nova campanha, em que diz promover o casamento da lata com o copo.

Na data, a marca lançará a "Brahma Copaço", uma lata que se 'transforma' em copo por meio de um sistema de abertura total da tampa.

De acordo com a Brahma, a criação do produto foi baseada em grupos de pesquisas mensais realizados pela Ambev, com mais de 2,5 mil pessoas.

Nos levantamentos, a equipe de inovação da marca conlcuiu que existe uma preferência do público por consumir a cerveja com a experiência do copo, mas com a conveniência da lata.

O "Copaço" será vendido em latas de 350 ml e pode ser encontrado em supermercados de São Paulo.

Inspiração em Kate e William

Livremente inspirada no casamento real inglês, a campanha de lançamento da nova embalagem foi criada pela agência Africa e terá duas fases.

Na primeira, iniciada no último dia 25, um teaser com várias referências ao ritual inglês foi ao ar com a notícia do casamento entre a Brahma e o copo e especulações sobre seu motivo.

A lata e o copo, tratados como celebridades, tiveram sua "união" divulgada em revistas sociais de todo o país, trazendo até especulações de uma suposta "gravidez" da lata.

A segunda fase, que começa no próximo sábado (3), traz um filme contando os fatos marcantes do relacionamento, passando pelo casamento e resultando no nascimento da Brahma Copaço.


fonte: http://www.memesgestao.com.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Esta Guia irá disponibilizar os conteúdos dos trabalhos apresentados pelos alunos na disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Tiago Bonfim na turma do Técnico em Administração módulo II.

http://www.youtube.com/watch?v=u7eQIk1PfAs

Visita ao Pólo Cerâmico do Poti Velho e à Fabrica Dupla Face

DSC02412blogblog
Exibir álbum
Durante viagem à Teresina para participação no 7º ENAPI-Encontro de Administradores do Piaui, a turma do 4º ano  também fez duas visitas técnicas para conhecer de perto a gestão de organizações distintas. 
De um lado a comercialização de produtos cerâmicos produzidos de forma artesanal e de outro, todas as etapas e funcionamento de uma empresa de fabricação de confecção de jeans, a Dupla Face, onde fomos muito bem recebidos.

Gostaria de registrar aqui a percepção dos nossos alunos a respeito das visitas. Aguardamos comentários.

IFPI PRESENTE NO 7º ENAPI EM TERESINA


A turma da 4º ano do curso técnico em Administração do IFPI campus Picos, acompanhada pelos professores Veronica Maia e Israeliton Guilherme, participou, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na cidade de Teresina, do 7° Enapi – Encontro de Administradores do Piauí, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Piauí, com o tema Oportunidades e Crescimento.
O encontro contou com a presença de grandes nomes do mundo dos negócios discutindo temas como: Os desafios profissionais e acadêmicos da administração; Novas demandas para o líder do futuro; Boas práticas de gestão (case de sucesso do grupo Humana Saúde); Marketing pessoal como diferencial competitivo; Eficácia e crescimento sustentável e Competência social: uma oportunidade para o crescimento.


      O evento que já está na sua sétima edição, também teve o propósito de comemorar o dia do Administrador e ofereceu além das palestras, minicursos temáticos como: Administração empresarial e financeira; Ferramentas de gestão “BSC”; Como abrir uma empresa; A disciplina da execução; Marketing: uma ferramenta de relacionamento interno e externo da organização.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Homenagem ao Dia do Administrador

Sessão solene na Câmara Municipal de Picos, em comemoração ao dia do Administrador 09 de Setembro,promovida pelo CRA PI- Delegacia de Picos,na qual foram feitas diversas homenagens,além de reinvindicações por melhorias para a classe.




O IFPI campus Picos marcou presença com os seus alunos do curso técnico em Administração módulo II.

Visita técnica à Fábrica Lili Doces em Ipiranga Piaui


No dia 05/09/11,  foi realizada uma visita técnica à Empresa Lili Doces em Ipiranga-PI,  com a turma do 2° ano EM em administração, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar in loco o funcionamentode de todo o processo produtivo da empresa, instalações,capacidade produtiva,dentre outras informações.





No dia 05/09/11,  foi realizada uma visita técnica à Empresa Lili Doces em Ipiranga-PI,  com a turma do 2° ano EM em administração, onde os alunos tiveram a oportunidade de observar in loco o funcionamentode de todo o processo produtivo da empresa, instalações,capacidade produtiva,dentre outras informações. As professoras Ivana Herta e Mislene acompanharam a turma e agradecem à empresa pela receptividade.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Criatividade não tem idade



http://www.youtube.com/watch?v=oc2EejOd-t0

Vídeo muito interessante que mostra a criatividade e acima de tudo entusiasmo de jovens piauienses. Interessante visitar a página do órgão que promove esse tipo de iniciativa.
http://www.jabrasil.org.br/ja/
Boa leitura e boas idéias para vocês.